terça-feira, 3 de julho de 2007

Bancos.... (e o paulistês)

Sou correntista do Itau. Há quase 5 anos. Tudo meio que facilitado por uma amiga que é gerente, tão facilitado que há 2 anos estava devendo até as calças pra eles. Dívida renegociada, uma em 36 e a outra em 20 e poucas vezes e 300 pilas do meu salário com as quais não posso contar. Aliás, nem lembro mais que existem, sério...

Então, quando fiz a renegociação, as parcelas acabaram vencendo em dias que não combinam com o meu 'pay day'. Então, todo mês os paulistinhas (não os cachorros, mas os operadores de telemarketing) me ligam pra avisar que eu tô devendo - como se eu não soubesse...

Aí eu recito o mesmo texto sempre... "O débito vai ser regularizado no primeiro dia útil do mês" e elas sempre fazem a mesma pergunta "Para fins de pesquisa do banco, qual foi o motivo do atraso?" e eu "Apenas que as datas de vencimento e a data do meu pagamento não combinam".

Só que hoje aconteceu o inusitado, eles ligaram DEPOIS que o débito já tinha sido regularizado...

Toca o celular, eu atendo, é a bendita gravação do Itau, "Se for o titular da conta, tecle '1'". Eu normalmente nem deixo a gravação acabar, já desligo direto, mas fiquei curiosa pra saber qual seria o problema, já que a parcela do mês tava paga. Coloquei o celular no viva voz e fui ficar do lado da minha chefe, que está totalmente por dentro de meus problemas financeiros.

Atendente: "Boa tarde, quem fala?"
Eu: "Fernanda"
Atendente: "Em que posso ajudá-la?"
Eu: "Bem, foram vocês que ligaram pra mim"
Atendente: "Ah sim, seu nome completo é Fernanda das Couves?"
Eu: "Sim"
Atendente: "Estou entrando em contato para falar de uma parcela..."
(nem deixei a criatura concluir)
Eu: "Foram regularizadas ontem"
Atendente: "A Sra. tem certeza?" (não, minha cara, foi apenas uma ilusão de ótica ver os 300,00 saindo da minha conta)
Eu: "Sim, tenho. Como todos os meses, assim que meu pagamento foi depositado o dinheiro saiu da conta"
Atendente: "Mas a Sra. tem certeza?"
(Não, não tenho... Eu não sei ler, sabe?)
Eu: "Tenho sim"

Aí a pessoa prossegue falando que se não foram debitados vai ter mais juros e blá blá blá... E, ao final, uma última pérola:

Atendente: "O seu telefone para contato é 123456?"
Eu: "É sim"
Atendente: "A Sra. gostaria de adicionar um outro telefone, quem sabe o seu celular..."
Eu: "Bem, você ligou para o meu celular, então é meio óbvio que vocês já tem ele aí"
Atendente: "Ah sim, a senhora poderia confirmá-lo?"
Eu: "987654321"
Atendente: "Obrigada e boa tarde"
Eu: "Boa tarde"

Veredito?? Essa vai morrer operadora de telemarketing... Não é praga, é só a realidade...